Notícias
ENSAIOS CLÍNICOS - Investigação Clínica Aplicada
26 de Setembro de 2025
ENSAIOS CLÍNICOS - Investigação Clínica Aplicada | 26 de Setembro de 2025
Termos e Condições Estrutura e Conteúdos
Formação apenas para Farmaceuticos e Médicos
Apresentação
A formação avançada em Investigação Clínica Aplicada da Universidade Lusófona explora a sua longa experiência neste domínio para formar profissionais com competências adequadas ao planeamento, condução, monitorização e publicação de investigação clínica em conformidade com os requisitos científicos, éticos e regulamentares nacionais e internacionais em vigor. São objectivos principais:
- Capacitar para o desenho e execução de estudos clínicos com medicamentos e dispositivos médicos;
- Promover a aplicação de boas práticas clínicas e de farmacovigilância;
- Desenvolver competências em análise estatística, comunicação científica e uso de tecnologias inovadoras;
- Estimular a reflexão crítica, o rigor ético e a multidisciplinaridade na investigação clínica.
1 - Informação geral
- Destinatários: Profissionais licenciados ou mestres por Universidades Portuguesas (ou equivalente estrangeiro devidamente reconhecido) em Farmácia / Ciências Farmacêuticas e em Medicina / Ciências Médicas pretendendo desenvolver ou aprofundar competências na área da investigação clínica, com vista a integrar equipas multidisciplinares em instituições de saúde, centros de investigação, autoridades reguladoras, indústria farmacêutica, empresas de dispositivos médicos, CROs (Contract Research Organizations) e empresas de tecnologia aplicada à saúde.
- Tipo de Programa: Formação pós-graduada de carácter avançado
- Formato: ensino predominantemente remoto e síncrono, combinando teoria e prática aplicadas ao contexto específico da investigação clínica nos seus diferentes cenários. Inclui sessões interativas, simulações, exercícios orientados e recursos digitais. A componente prática presencial está focada no planeamento, monitorização analise e apresentação de projetos de investigação clínica.
- Data de início prevista: 1ª semana de fevereiro 2026 (a confirmar)
Data limite de inscrição: 2ª semana de Dezembro de 2025
Horas de formação por semana (estimado): variável - Local: online; formação presencial se existente terá lugar na Escola de Saúde da Universidade Lusófona (Campo Grande, Lisboa)
- Diplomas
Toda a formação é certificada através de diploma próprio no âmbito dos regulamentos de Formação de Alto Nível da Universidade Lusófona.
Dependendo do aproveitamento nos módulos obrigatórios e opcional, que integram o programa de formação, existem dois níveis de diferenciação:
Nível I: Formação Avançada (pós-graduada) em Ensaios Clínicos-Investigação Clínica Aplicada - correspondente ao conjunto total de módulos obrigatórios e a 30 créditos ECTS;
Nível II: Master em Investigação Clínica Aplicada – apenas para quem completou o Nível I; aprovação determinada pela média ponderada obtida no programa completo incluindo todos os módulos de formação obrigatória acrescidos do modulo de projecto (60 ECTS).
2 - Coordenação
Ana Mirco
Diretora interina dos Serviços Farmacêuticos da ULSLO (2025) com vasta experiência de liderança em serviços farmacêuticos hospitalares, tendo coordenado equipas no Hospital de Santa Cruz, Hospital de São Francisco Xavier e Hospital de Egas Moniz. Mestre em Farmácia Hospitalar (U Lisboa). Professora Auxiliar convidada da Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa.
Cândida Fonseca
Diretora do Departamento de Medicina Interna do CHLO EPE, Cardiologista sénior no Hospital São Francisco Xavier, Doutora em Medicina (NOVA Medical School) e Professora da Faculdade de Medicina da NOVA Medical School. Vasta experiência em investigação nas suas áreas de especialização, tendo coordenado por si ou em colaboração mais de 30 projetos de investigação clínica.
João Costa
Doutor em Ciências da Saúde (especialidade em Farmácia Experimental e Clínica) pela U. Alcalá Henares (Espanha), docente da Escola de Saúde da Universidade Lusófona e Investigador integrado no CBIOS. Pós-Graduação em Monitorização de Ensaios Clínicos (2019).
3 - Formadores
O grupo de formadores é constituído por profissionais de diferentes áreas ligadas ao setor, que podem transmitir aos alunos experiências laborais reais e exemplos práticos resultantes da sua experiência e atividade profissional.
- Ana Mirco: https://www.linkedin.com/in/ana-mirco-75886a19/
- Cândida Fonseca: https://orcid.org/0000-0003-3019-5956
- João Gregório: https://www.linkedin.com/in/joao-gregorio-5935102/
- Lénia Costa: https://www.linkedin.com/in/lénia-costa-01572177
- Nilza Gonçalves: https://www.linkedin.com/in/nilzagoncalves
- Nuno Pires: http://www.linkedin.com/in/nuno-pires-00a48213
- Marina Lobo Alves: https://www.linkedin.com/in/marina-lobo-alves-049a5840/?originalSubdomain=pt
- Sancha Ferreira: https://www.linkedin.com/in/sancha-ferreira-8593b224/
- Sara Maia: https://www.linkedin.com/in/sara-maia-88b833b/?originalSubdomain=pt
4 - Funcionamento
Esta Formação decorrerá preferencialmente online. Algumas aulas decorrerão simultaneamente de forma presencial e online e outras decorrerão num formato integralmente online. A formação inclui componentes síncronas (formador sincronizado com aluno em tempo real) e assíncronas (aulas expositivas pré-gravadas, incluindo tutoriais temáticos, artigos, exercícios, tarefas ou outros instrumentos de ensino).
A avaliação será predominantemente realizada “à distância”, através da nossa plataforma de ensino e/ou presencialmente.
Como requisitos técnicos o aluno deve possuir uma boa ligação à internet e instalar no seu computador o software Zoom/Colibri/Teams.
5 - Informações adicionais
Morada
Escola de Saúde da Universidade Lusófona
Campo Grande 376
1749-024 Lisboa
Outros
Geral: secretaria.cbios@ulusofona.pt
Coordenação técnica e científica: Ana Mirco ana.mirco@ulusofona.pt
Cândida Fonseca mcandidafonseca@gmail.com
Coordenação administrativa e pedagógica: João Costa jgcosta@ulusofona.pt